GEOGRAFIA da RELIGIÃO em SÃO GONÇALO do SAPUCAÍ



A valorização do lugar e seus afetos como objeto de estudo não deve considerar a religião como apenas um constructo, mas um agente com importância no ordenamento simbólico e material do espaço.
A festa do Rosário é uma expressão das múltiplas formas que o catolicismo popular pode assumir, sendo identificáveis diversos elemenentos característicos das categorias de análise geográfica aplicados à cultura.










A experiência em uma excursão técnica possiblita investigar os sentidos profundos da vida no lugar.
Os sentidos do lugar opõem-se às verticalidades produzidas pelos Estados e pelas empresas.
A resistência à ação das redes ocorre não apenas pela inércia do território, mas também através da afirmação das identidades.

As categorias privilegiadas na primeira etapa do trabalho foram o espaço sagrado e o espaço profano, a hierofania, o ponto fixo, os agentes modeladores do espaço da festa.



Festa do Rosário: espaço sagrado, espaço profano.


Atividade para turmas de ensino básico


A festa do Rosário pode ser entendida como fenômeno de produção do espaço em seus aspectos materiais simbólicos, e sua configuração territorial pode ser estudada por meio do reconhecimentodas dialéticas entre o calendário civil ou religioso, na qualificação do espaço em sagrado ou profano, na contradição entre os fluxos que articulam e nas identidades que reforçam a importância do lugar .

A Festa do Rosário é também marco temporal e espacial que pode no qual se inscrevem os agentes modeladores do espaço que deverão ser identificadas suas estratégias e as formas resultantes de suas ações.

O trabalho de investigação deve ser siderado instrumento de validação da proposições teóricas apresentadas ao longo de discussões teóricas. A práxis educacional implica, no caso da Geografia, em um exercício de observação dos objetos estudados, a sistematização das observações, sua análise e a síntese.

Admitindo-se como recorte temático a expressão espacial do universo simbólico de um grupo, manifestado em festa popular ,com as especificidades do catolicismo popular brasileiro, impõem-se a nescessidade da definição do período que deve ser abrangido pela investigação, e do estabelecimento de um recorte espacial, que se pretende multi-escalar.

O lugar se afirma como categoria de análise privilegiada, não podendo ser evitado entretanto o recurso a conceitos como espaço geográfico,rede, região, formação social, forma-conteúdo ou meio.

O município de São Gonçalo do Sapucaí é unidade básica da investigação, a partir do qual passam a ser referidos os processos urbanos de expansão e segragação urbana. Busca-se também, tratando-se do minicípio, identificar as principais transformaçãoes ocorridas no espaço urbano, a ação do Estado e dos outros agentes moduladores do espaço, bem como o ponto de origem e destino dos diferentes fluxos materiais e imateriais.

A naturalização das concepções acerca da cultura local, identificada com os aspectos do folclore, contrapõem-se ao exercício pleno das identidades, agora mescladas com elementos da cultura de massa.

Metodologicamente podem ser notadas ao menos duas escalas como fundamento de um trabalho investigativo e pedagógico.

Um momento histórico definido como técnico-científico-informacional, no qual se verifica a unificação das técnicas em escala global e um momento metodológico, no qual a referência ao sujeito, individual ou coletivo, sob uma perspectiva fenomenológica, torna-se o foco do estudo.

O evento torna-se uma intersecção entre o espaço e tempo na qual o espaço do cotidiano agrega novos significados.

O objetivo dessa experiência é a produção do conhecimento a partir uma investigação empírica com base em conceitos no campo das ciências sociais e da linguagem.

Pode ser desdobrados o enfoque do trabalho em três vertentes distintas: O desenvolvimento de técnicas de pesquisa por parte dos participantes do projeto;alunos e professores; o registro de conteúdos temáticos no campo do conhecimento da história e geografia de seus espaços vividos e a documentação e divulgação da experiência.

O campo teórico no qual esta experiência busca apoio para sua adequação pedagógica nos Conteúdos Básicos Comuns e nos Parâmetros Curriculares Nacionais.e os conceúdos básicos comuns definidos pela see-mg






Procedimentos: Destinado para todas as turmas de todas as séries do ensino básico, o projeto pretende individualizar as atividades tendo em vista o nível de envolvimento voluntário do participante.


As atividades deve ser desenvolvidas em etapas distintas;


  1. Etapa preparatória: consiste em um conjunto de práticas de gabinete e sala de aula que incluem leituras sobre história local, produção literária ou científica local sobre elementos pertinentes ao campo semântico da pesquisa, oficinas de discusão e produção de textos normatizados.Leitura de texto e discussão teóricas complementares. Posteriormente processamento de informaçãoe e preparação para divulgação de resultados.

  2. Pesquisa empírica: levantamento das informações sobre a festa do Rosário em ógãos públicos (prefeitura, polícias civil e militar, secretaria municipal de saúde), nas organizações religiosas, nas organizações civis ( associação comercial, cooperativas, clubes) levantamento de informações biblio gráficas e cartograficas

  3. excursão técnica: visita à irmandade de N.S do Rosário, entrevista com membros de irmandade. Visita aos ternos de congado, entrevista com membros dos ternos. Entrevista com os comerciamtes ambulantes da festa do rosário, entrevistas com representanres da comunidade..

  4. Produção de texto e hipertexto de conclussão do trabalho



Os eixos temáticos que devem nortear tanto as discussões teóricas quanto o enfrentamento do trabalho empírico adotam como referencial teórico as noções de alteridade, complexidade e historicidade em uma perspectiva crítica e não naturalizante dos processo espaciais.


Materiais e métodos


Material cartográfico: planta cadastral, carta topográfica , carta geológica,

mapas digitais (shape de arcview e dxf), plantas impressas dos distritos.

Recursos de web: busca e navegação; servidores de imagens de sensoriamento remoto.

Recursos de sensoriamento remoto: utilização de imagens CBERS2 e CBERS 2b,

recurssos de geoprocessamento: tecnologia elementar em GPS.

Materiasl reprogáfico: papel fotografico formato a4, papel vegetal,papel milimetrado,lápis de cor, régua, lapiseiras.

material para oficinas: cartolina, papel pardo, cartões, pincéis, tesouras.











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