imagem CBERS disponibilizada pelo INPE

A Cidade em Expansão
A cidade é expressão do trabalho natural e do trabalho social que apresenta como resultado o lugar social.
Essas formas de trabalho podem ser observada em suas escalas temporais superpostas.
O pré-cambriano é o substrato no qual se escavou o minério sob relações sociais complexas que se ajustaram ás condições que se sucederam até o capitalismo flexível contemporâneo.
As catas são simultâneamente explicitação das rugosidades que o homem pode produzir no terreno e metáfora de uma modernização perversa que ocorreu sob condições de grande desigualdade social.













As catas são cicratizes que a cidade trata de incorporar em processos que não configuram apenas a transformação do rural em urbano.
As catas são aniquiladas ou maquiadas. São reserva de valor. São áreas que se refuncionalizam.Podem assumir formas e funções diferentes segundo o papel que estes sítios venham a desempenhar nos diferentes processos urbanos.




As catas acabam por ser soterradas em loteamentos que se orientam principalmente para habitação. A segregação espacial acaba por não ter nas catas fator determinante.

Loteamentos destinados a ocupação por populaçõescom diferentes padrões de consumo foram orientados em direção a estes locais anteriormente ocupados pela atividade extrativa do ouro.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudos dirigidos