Bacia do Ribeirão do Feijão


O “Córgo” , ou Córrego do Feijão é um vetor material e imaginário que pode ser encontrado na narrativa de todas as classes sociais que habitam sua bacia. Sob este ponto de vista cabe indagar sobre as diferentes apreensões subjetivas que compõe este imaginário.

Hoje em dia avanços técnicos facilitam análises mais complexas e abrangentes do meio ambiente, utilizando sensores mais sofisticados , recursos técnicos e informações mais abundantes, entretanto qualquer estudo em relação ao meio ambiente deve ter como preocupação básica os significados que as comunidades constroem sobre seu espaço vivido.


clique para Google Map


material de trabalho em excursão técnica na microbacia do ribeirão do Feijão

material de trabalho em excursão técnica na microbacia do ribeirão do Feijão



A categoria de análise que inclui os elementos mais essenciais para o estudo de um ribeirão, córrego lago ou rio é a bacia hidrográfica. A bacia hidrográfica é um sistema formado por um rio principal e todos os seus tributários limitados por vertentes.


imagem CBERS disponibilizada pelo INPE


A percepção da crise ambiental instalada nos processos de degradação desencadeados pelo desenvolvimento de atividades econômicas, forçou as sociedade a busca de novas formas de se interpretar o meio-ambiente, agora incorporando as dimensões poíticas e sócio-culturais ao sistema rio-afluente-vertente que define as bacias.

A bacia do Ribeirão do Feijão pode então ser estudada como uma expressão complexa de interações entre os corpos d'gua, as vertentes, a vegetação, o clima e a sociedade que ocupa esse espaço e que, ao longo da sua história, constrói na sua prática e no seu imaginário aquilo passou a ser conhecido como Córrego do Feijão.



Vivendo & Degradando


Segundo o Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais
"degradação ambiental- Alteração das ca­racterísticas de um determinado ECOS­SISTEMA por meio da ação de agentes externos a ele. Processo conceitualmente caracterizado pela perda ou diminuição de matéria, forma, composição, energia e funções de um sistema natural por meio de ações antrópicas."

movimento de massa na Serra de São Gonçalo


O Ribeirão do Feijão drena as vertentes da Serra de São Gonçalo e Serra do Quiabeiro e recebe impactos desde seu alto curso, áreas de ocupação urbana no médio curso, até o canal do Rio Sapucaí.

Utilização de recurso hídrico de forma sustentável?



Os recurso sambientais da bacia do Ribeirão do Feijão sofrem diversas formas de aproveitamento , com formas de manejo com graus diferenciados de sustentabilidade.





Postagens mais visitadas deste blog

Estudos dirigidos